
Parte do grande complexo do Museu do Ipiranga, o prédio art déco do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP) foi projetado em 1940 pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves, filho do engenheiro Samuel das Neves e prefeito da cidade por curto período, em 1947. A construção, terminada em 1941, esteve a cargo da construtora Pegado e Souza. O endereço atual é Avenida Nazaré, 481.
Os belíssimos vitrais são da Família Sorgenicht – leia-se Casa Conrado. No alto desta postagem vemos duas aves psitacídeas entre folhagens, em ousada composição plástica. Abaixo vemos um ambiente fluvial brasileiro, com destaque para o jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris), típico representante da fauna nacional, e alguns peixes. Outros vitrais representam diferentes animais brasileiros, como o tucano e o macaco. Assinado CASA CONRADO S. PAULO no c.i.d.

O coroamento está dominado por uma grande águia, confeccionada no Liceu de Artes e Ofícios, assim como os curiosos leões-macacos junto a ela.



Decoram toda a extensão da fachada principal 32 baixos-relevos quadrangulares representando, com repetições, 12 espécies da fauna nacional, todas reproduzidas aqui (70 x 70 cm, cada, aproximadamente). Foram executados em cerâmica policromada pelo desenhista e escultor Alfredo Galante. No interior do museu outras placas, dos mesmos moldes, estão dispostas nas paredes do prédio. A grande maioria está assinada A. GALANTE.
Não descartamos a hipótese de que Galante tenha produzido todos os elementos escultóricos da fachada.
