ANTIGA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO / FORMER SÃO PAULO STOCK EXCHANGE

PÁTIO DO COLÉGIO, 73
ANTIGA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO
ATUAL I TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
PROJETO E CONSTRUÇÃO DO ESCRITÓRIO TÉCNICO RAMOS DE AZEVEDO, SEVERO E VILLARES, 1933


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A troca firmada entre Mercúrio e Febo de uma lira construída a partir do casco de uma tartaruga por um novilho fez desses deuses mitológicos romanos – Hermes e Apolo, para os gregos – padroeiros, respectivamente, do Comércio e da Música. Isso explica a presença de Mercúrio tanto nas fachadas do comércio miúdo, popular, como nas grandes instituições, a exemplo desta grande cabeça na fachada da Antiga Bolsa de Valores de São Paulo. Aqui Mercúrio porta um capacete alado ornado com a cabeça de uma serpente, em concepção estética que flerta visivelmente com os super-heróis art déco das histórias em quadrinhos norte-americanas do anos 30.

O deus romano, a quem devemos a origem da palavra comércio, foi adotado pelos comerciantes como seu padroeiro, e assim seus atributos se espalharam amplamente pelas cidades ocidentais. Em São Paulo, além do capacete alado, visto aqui, podemos encontrar referências a Mercúrio na Escola de Comércio Álvares Penteado, no Palácio dos Correios e nos edifícios Matarazzo e Guinle, entre tantos outros.

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PÁTIO DO COLÉGIO, 73
FORMER SÃO PAULO STOCK EXCHANGE
CURRENT I TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO [FIRST COURT OF CIVIL JURISDICTION OF THE STATE OF SÃO PAULO]
DESIGNED AND CONSTRUCTED BY THE RAMOS DE AZEVEDO, SEVERO AND VILLARES TECHNICAL OFFICE, 1933

The exchange between Mercury and Phoebus of a lyre built from a tortoise shell by a calf made these mythological Roman Gods – Hermes and Apollo, for the Greeks – the patron gods of Commerce and Music, respectively. This explains the presence of Mercury on the façades of small popular shops and on large institutions alike, such as this large head on the façade of the former Stock Exchange of São Paulo. Here, Mercury wears a winged helmet adorned with a serpent’s head, in an aesthetic conception that visibly flirts with the Art Deco superheroes of North American comic books of the 1930s.

The Roman god, to whom we owe the origin of the word “commerce,” was adopted by traders as their patron, and thus his attributes were very common throughout Western cities. In São Paulo, in addition to the winged helmet, seen here, we will find symbols refering to Mercury in the Álvares Penteado School of Commerce, the Correios Palace and in the Matarazzo and Guinle buildings, among many others.

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