EDIFÍCIO CONDE FRANCISCO MATARAZZO

VIADUTO DO CHÁ, 15
EDIFÍCIO CONDE FRANCISCO MATARAZZO
ANTIGA SEDE DAS INDÚSTRIAS REUNIDAS FÁBRICAS MATARAZZO (IRFM)
ATUAL SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO
PROJETO DE MARCELLO PIACENTINI E VITTORIO MORPURGO, 1935 C.[i]
CONSTRUÍDO POR SEVERO E VILLARES CIA. LTDA., 1936-39

5 BAIXOS-RELEVOS EM MÁRMORE TRAVERTINO
MARIO MIRKO VUCETICH (1898-1975)

 

O Edifício Matarazzo – também chamado de Palácio Anhangabaú – está localizado onde até 1935 esteve o prédio projetado por Samuel das Neves para residência do Conde Prates, no qual funcionaram a Rotisserie Sportsman, o Diário de São Paulo e a Gazeta.

A própria forma do edifício, um grande cubo assentado em bases sólidas, já bem traduz a imagem do maior conglomerado industrial brasileiro do período: as Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo – ou IRFM. Foram necessárias 170 mil placas de mármore travertino para revesti-lo, o que faz dele o maior edifício construído nesse material em todo o mundo.

Vucetich é o responsável pelos baixos-relevos internos e externos do edifício. Sobre as cinco monumentais portas de entrada estão cinco baixos-relevos alusivos às atividades das Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo, todos reproduzidos aqui e interpretados junto às imagens.

As quatro fachadas estão ainda ornamentadas por oito sacadas com janelas sobre as quais estão as iniciais MMM, uma referência aos três patriarcas da família Matarazzo, Francesco, Ermelino e Francisco, segundo uma versão, ou a Marcello Piacentini, Matarazzo e Mussolini, de acordo com outra. Uma terceira versão, menos provável mas ainda assim curiosa, é que as iniciais podem ser do próprio Vucetich, cujo monograma MVM – a letra V “pendurada” entre as letras M – muito se assemelha ao MMM atual.

 

[i] Em seu livro sobre o Clã Matarazzo, o historiador Ronaldo Costa Couto afirma que o projeto original é da Severo & Villares, com posteriores alterações de Piacentini e Morpurgo.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: